AIRTON GARCIA ENTREGA VIATURA PARA A PATRULHA MARIA DA PENHA
23/08/2021 22:47 em NOTÍCIAS DE SÃO CARLOS

O Prefeito Airton Garcia entregou na manhã dessa segunda-feira (23), no Paço Municipal, uma viatura que ajudará no trabalho da Patrulha Maria da Penha. Ela será usada pela Guarda Civil Municipal (GCM) para atender ocorrências específicas de violência contra a mulher. A entrega foi possível graças a recursos provenientes de sobra do duodécimo da Câmara Municipal. A viatura custou R$ 100 mil. Na ocasião, o prefeito também abriu um ciclo de palestras e capacitações que ocorrerão durante toda a semana sobre o tema no auditório do paço Municipal.

 

Para o comandante da GCM, Michael Yabuki, o veículo será um grande reforço para o trabalho dos guardas. “Isso permitirá mais mobilidade e rapidez, pressupostos essenciais quando se trata de ajuda e socorro para mulheres vítimas da violência dentro de casa e fora dela também”. O comandante fez questão de agradecer à Câmara Municipal, na pessoa do vereador Lucão, então presidente do Legislativo, e também ao vereador licenciado, Paraná Filho, então propositor da lei da Patrulha Maria da Penha em São Carlos.

 

Paraná Filho, Secretário de Agricultura, lembrou que esse tipo de crime tem que ser coibido diariamente. “Em 2019 São Carlos passou por um período de grandes índices de casos de violência doméstica. Isso chocou não só a cidade mas o Estado inteiro. Por isso, entendo que todo e qualquer esforço feito nessa direção é fundamental para que possamos ter mais paz e tranquilidade”, afirmou.

 

O secretário de Segurança Pública, Samir Gardini, agradeceu ao prefeito Airton Garcia por ter criado a Secretaria, pois, segundo ele, ela atende e antecipa demandas da cidade. “Esse veículo ajudará muito no combate à violência contra mulher que está contemplado no Plano Municipal de Segurança Pública. Com a integração entre a Secretaria de Cidadania e Assistência Social, Delegacia da Mulher e a Guarda Municipal, toda a sociedade ganhará, sobretudo as mulheres”, analisou.

 

Glaziela Solfa Marques, Secretaria de Cidadania e Assistência Social explica que essa viatura se integrará na rede de proteção à Mulher. “Esse é um passo significativo que a Prefeitura dá para ajudar a combater à violência contra a mulher”, destaca. Para o Prefeito Airton Garcia, a violência contra a mulher é algo abominável. “As mulheres merecem respeito, atenção, igualdade de direitos e principalmente a proteção contra agressores que insistem em desrespeitar a lei. E a Prefeitura estará sempre empenhada em agir nesse sentido”, ponderou.

 

Também participaram do encontro à vereadora Raquel Auxiliadora e o vereador Lucão Fernandes e o secretario Caio Braga.

COMENTÁRIOS