PUBLICIDADE
EdUFSCar lança livro sobre potenciometria
24/03/2019 12:51 em NOTÍCIAS DE SÃO CARLOS

A Editora da Universidade Federal de São Carlos (EdUFSCar) está lançando o livro "Potenciometria: aspectos teóricos e práticos", de autoria de Orlando Fatibello-Filho, Tiago Almeida Silva, Fernando Cruz de Moraes e Bruno Campos Janegitz.

Um dos autores do livro, o professor Fatibello-Filho, do Departamento de Química (DQ) da UFSCar, há mais de 30 anos oferece na graduação e na pós-graduação disciplinas de eletroanalítica, abordando aspectos da potenciometria. "A motivação para redação desta obra foi a de suprir relativa escassez de livros em Língua Portuguesa na área e também proporcionar ao leitor conhecimentos teóricos e práticos sobre esta técnica eletroanalítica", explicam os autores.

 

A obra trata da potenciometria em suas dimensões teóricas e práticas e em linguagem voltada a estudantes de graduação, de pós-graduação e também a pesquisadores das áreas de Química, Biologia, Farmácia, Alimentos, Ambiental e correlatas.

Os métodos potenciométricos são aqueles baseados em medidas de tensão (ou da força eletromotriz - f.e.m.) de uma célula galvânica. Esta medida de tensão entre dois eletrodos imersos em uma solução (substância inorgânica ou orgânica a ser determinada) se dá em condições de passagem de corrente desprezível entre o eletrodo indicador e o eletrodo de referência. Em outras palavras, os métodos potenciométricos de análise baseiam-se na medida do potencial de uma célula eletroquímica na ausência de corrente.

 

O livro possui treze capítulos: os 11 primeiros abordam a história dos métodos potenciométricos, desde uma introdução teórica até aspectos práticos. O capítulo 12 traz 15 experimentos para laboratórios de ensino e o capítulo 13 oferece exercícios e sugestões de atividades.

Mais informações sobre o livro podem ser obtidas no site www.edufscar.com.br.

FONTE: São Carlos Agora

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!